CRIADO PROGRAMA MUNICIPAL DE CONTROLE E ERRADICAÇÃO DA BRUCELOSE E TUBERCULOSE ANIMAL NO MUNICÍPIO DE LUZERNA.

O programa consiste na realização de exame da Brucelose e Tuberculose, por parte de profissional habilitado do Município, em animais das propriedades rurais do Município de Luzerna e será desenvolvido mediante a requisição do produtor.

O Município deverá proceder a aquisição dos materiais e insumos necessários para realização do exame.

O Município se responsabilizará por adquirir o material necessário para realização dos exames. Sendo que, caberá ao produtor arcar com o exame de brucelose. O qual será realizado junto ao laboratório, com base em valores tabelados. Em contrapartida somente o exame de Tuberculose ficará por conta do município de Luzerna. Devido aos custos de aquisição dos materiais e insumos e despesas operacionais para realização do exame.

Os pedidos serão atendidos por ordem de solicitação e respeitando o cronograma da médica veterinária, sendo que a mesma presta serviços pela Inspeção Estadual e Municipal.

A brucelose e a tuberculose são de suma importância para saúde pública, pois são Zoonoses (doença animal que passa para o ser humano). Ambas causam prejuízos para a bovinocultura, em questão de produção de leite bem como o valor zootécnico dos animais, uma vez confirmados como positivos.

A brucelose em animais está relacionada com problemas como infertilidade da fêmea, repetições de cio, aborto no terço final de gestação e retenção de placenta, em machos pode causar orquite. Já a tuberculose, é caracterizada como doença de curso crônico, os animais acometidos apresentam tosse, resistência ao tratamento, emagrecimento na fase final da doença, no abate observa-se lesões granulomatosas. Animais saudáveis também podem ter tuberculose.

O contágio entre os animais, ocorre através do contato direto ou indireto, no caso da tuberculose, ocorre quando os animais se lambem, contato com água ou alimento contaminado por um animal doente, quando animal doente tosse próximo a um sadio. Já na brucelose, ocorre através do contato direto com o feto abortado, através da monta natural, quando o animal lambe ou come a placenta ou pasto e água contaminado.

Já os humanos se infectam quando:

– Consomem leite ou nata ou queijo contaminado (Tuberculose e Brucelose);

– Produtores, profissionais e demais pessoas que tem contato diretamente com os animais, principalmente contato com restos de aborto ou placenta contaminada (Brucelose);

– Contato direto com animais doentes (Tuberculose);

– Ao manter contato com as lesões tuberculosas no abate de animais positivos (Tuberculose).

Os sinais clínicos em humanos da Tuberculose são:

– Tosse;

– Emagrecimento;

– Febre;

– Perda de apetite;

E os sinais clínicos em humanos da Brucelose são:

– Febre constante, geralmente na mesma hora do dia;

–  Sudorese noturna;

– Dores de cabeça;

– Dores nas articulações;

– Problemas abdominais;

Como prevenir a tuberculose e a brucelose tanto em bovinos quanto em humanos:

– Só compre animais com GTA e com exames negativos para ambas as doenças;

– Faça exame em todos os animais que tenham idade apropriada, para certificar a saúde do seu rebanho;

– Higiene é fundamental, lave as mãos após mexer com fetos abortados e desinfete o local do aborto;

– Consuma alimentos pasteurizados ou sempre ferva o leite antes de consumir;

– Mantenha seus animais sempre identificados com brincos da CIDASC;

– Não há tratamento para ambas as doenças nos animais. Animais positivos devem ser sacrificados e o produtor pode solicitar indenização ao FUNDESA.