Prêmio Cidades Excelentes 2023, de todas as cidades com menos de 30 mil habitantes, é de Luzerna.

Luzerna alcançou a pontuação máxima entre as cidades com população até de 30 mil habitantes no IGMA Geral – Índice de Gestão Municipal Áquila, que avalia todos os pilares.

A iniciativa é uma parceria do Grupo Bandeirantes de Comunicação e do Instituto Aquila para incentivar, reconhecer e valorizar boas práticas de gestão com o objetivo de transformar a realidade dos 5.570 municípios brasileiros e melhorar os serviços prestados aos cidadãos.

O instrumento empregado na avaliação é o Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), que utiliza conceitos de big data e reúne as informações públicas mais atualizadas de todas as cidades do país, além dos projetos enviados pelas próprias prefeituras através do site oficial do prêmio.

A plataforma é estruturada com base em Inteligência Artificial que, a partir de algoritmos, consolidam os resultados de 62 indicadores em uma única nota final.

O IGMA possui seis pilares estruturais: Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Sustentabilidade; e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública.

Cada uma das 5.568 cidades brasileiras recebe uma nota, na escala de 0 a 100, conforme o desempenho nos indicadores monitorados pelo IGMA. O índice é geral ou segmentado por pilar.

Na noite de segunda-feira (11/12), em Brasília, realizou-se a premiação Cidades Excelentes 2023, dentre as premiações, a maior honraria, é o prêmio IGMA Geral, quando o prefeito Juliano Schneider recebeu o troféu.

“Quero agradecer ao nosso funcionalismo, ao Poder Legislativo, sempre operante, e a nossa querida comunidade, que nos ajuda a governar. Receber esse prêmio e levar a honraria ao nosso município é muito importante, mas acima de tudo termos a troca de experiências que nos fazem melhorar a vida do cidadão”, discursou o prefeito Juliano.