CRAS de Luzerna

O Centro de Referência de Assistência Social – CRAS de Luzerna, iniciou desde a sua implantação no ano de 2012, o PAIF – Serviço de Proteção e Atenção Integral à Família com Beneficiários do BPC – Benefício de Prestação Continuada com Idosos e Pessoas com Deficiência e Familiares. A presente prática visa desenvolver ações e acompanhamento aos beneficiários do BPC e suas famílias, promovendo melhoria de qualidade de vida e fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários aos mesmos.

Tem atendido os Beneficiários do BPC – Benefício de Prestação Continuada, sendo dois grupos: Idosos e Pessoas com Deficiência e Familiares, atendidos desde o ano de 2012 até o momento presente, totalizando atualmente 27 beneficiários do BPC Idosos e 25 beneficiários BPC pessoas com deficiência.

Sua metodologia de execução de trabalho é o acompanhamento aos Beneficiários que ocorre por meio de visitas domiciliares e encontros realizados no CRAS, por meio de troca de vivências, palestras, dinâmicas integrativas, slides, vídeos e participação ativa de cada participante, sendo oferecido um singelo lanche em cada encontro. Os encontros aconteciam uma vez por mês, com temas específicos e inerentes à demanda de cada grupo (BPC Idosos e BPC Idosos e Pessoas com Deficiência).

No ano de 2015 os encontros passaram a acontecer a cada dois meses, pelo fato de muitos beneficiários não conseguirem vir até o CRAS, por estarem acamados e incapacitados de chegarem até o local, no entanto com o espaçamento dos encontros aumentou-se o acompanhamento aos beneficiários por meio das visitas domiciliares.

Os usuários contribuem através de opiniões e sugestões referentes às atividades realizadas, sendo que a cada semestre realizamos uma pesquisa de satisfação, a fim de identificar a eficácia das atividades e abrir espaço para sugestões e contribuições dos participantes, sendo levadas em conta no decorrer das próximas ações. A cada início de ano é entregue aos beneficiários o cronograma das atividades, sendo que antes de cada encontro, o CRAS convida novamente os beneficiários para a realização das atividades em grupo e ressalta sobre a importância da participação. Como forma de divulgação dos serviços e incentivo às atividades, são entregues nécessaires e canetas com a logo da CRAS e camisetas do PAIF aos beneficiários e participantes, durante as atividade e visitas domiciliares realizadas.

O importante feedback identificou por meio da pesquisa de satisfação realizada semestralmente, e também por meio da postura e dos relatos dos participantes, que os objetivos propostos estão sendo atingidos, ou seja, a grande maioria relata satisfação, pela maneira como ocorre às atividades e acompanhamento, mencionando consequências positivas para a própria vida e família. A participação dos usuários é levada em consideração tanto no planejamento das atividades, por meio da pesquisa de satisfação, bem como nas ações realizadas por meio dos.

Resultados alcançados:

Acesso aos direitos, possibilidades de aprendizagem e socialização;

Convivência e fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários;

Sentimento de pertença e valorização;

Experiências de diálogo e troca de vivencias;

Produção coletiva;

Fortalecimento da autonomia, autoestima e protagonismo individual e familiar;

A busca por qualidade e transparência está lado a lado do CRAS de Luzerna, um importante meio de comunicação que o Centro utiliza para divulgação e esclarecimento é o facebook. Clique AQUI e acompanhe todas as notícias.

 

Endereço:

Rua São Roque, nº 303

Bairro: São Francisco (Próximo Hospital São Roque)

Luzerna – SC

Atendimento:

Segunda a Sexta-feira

Horário 07h30 às 11h30 e 13h00 às 17h00.

Contato:

Telefone CRAS: (49) 3551-4701 

Cadúnico – (49) 3551-4701