ITL – Luzerna

Sobre a Incubadora Tecnológica de Luzerna

Instituída pela Lei 866 de 27 de outubro de 2009, a Incubadora Tecnológica de Luzerna (ITL) é uma extensão da Assessoria de Indústria e Comércio de Luzerna. O projeto foi desenvolvido com o apoio da Fundação de Amparo a Pesquisa e a Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC) e da Secretaria de Desenvolvimento Regional – Joaçaba e teve sua inauguração em agosto de 2010. 

Mantida pela Prefeitura Municipal de Luzerna, município que destaca-se no ramo metal-mecânico e elétrico com empresas de pequeno e médio porte, é a única incubadora pública do Estado de Santa Catarina. Fundada em resposta aos anseios de crescimento econômico e tecnológico de Luzerna e região, a ITL conta com 1430 m² de área destinada a implantação de empresas com produtos, processos e serviços inovadores e de alto valor agregado. Sua atual capacidade é de atender doze empresas de base tecnológica, número este que já atingiu seu limite no ano de 2014. Projetos em andamento visam aumentar esta capacidade já no próximo ano.

Atualmente conta com doze empreendimentos já instalados e dois aprovados e na lista de espera, nas áreas de saúde, agroindústria, software e eletrônica. Quando da instalação da empresa na ITL, o empresário recebe espaço físico dotado de infra-estrutura básica de informática e mobília com instalação elétrica, água, telefone e internet. A empresa incubada possui a disposição o serviço de apoio ao incubado, realizado pela secretaria da ITL, bem como sala de reuniões e auditório com capacidade de 140 lugares equipado recursos audiovisuais.

As parcerias com instituições de ensino e pesquisa, como a UNOESC, SENAI e IFC, oportunizam ao empresário o acesso a laboratórios, equipamentos e serviços tecnológicos a um preço reduzido.  Além disso, 2014 foi o primeiro ano em que a ITL estabeleceu uma parceria internacional com o Instituto de Tecnologia Sligo, na Irlanda, prevendo benchmarking, intercâmbio profissional, e incentivos para a formação de novos negócios entre os envolvidos.

Desta forma, a Incubadora Tecnológica de Luzerna nasce com a aspiração para o desenvolvimento local e estadual, buscando contribuir para o avanço da qualidade de vida da região.

Objetivos da ITL

  • Incentivar e fomentar o empreendedorismo e a inovação tecnológica, agindo como ponte de ligação do conhecimento científico com o meio empresarial;
  • Contribuir para o desenvolvimento de Luzerna e região;
  • Fornecer apoio que facilite a formação de novas empresas a partir de projetos cooperados entre a Incubadora e entidades públicas e privadas;
  • Apoiar a seleção e formação de empreendimentos de excelência na área de atuação da Incubadora;
  • Amparar novas empresas, para que seus produtos, processos e serviços originados da pesquisa tecnológica possam alcançar o mercado global efetivamente;
  • Desenvolver a capacidade empresarial dos novos empreendedores;
  • Apoiar a capitalização das novas empresas da Incubadora;
  • Incentivar a transferência de tecnologia;
  • Promover isoladamente ou em conjunto com outras instituições, cursos e treinamentos, para capacitação dos novos empresários.
  • Ampliar o relacionamento com a comunidade externa oportunizando o intercâmbio de conhecimentos e experiências;
  • Facilitar o acesso das empresas incubadas aos serviços e recursos de apoio científico, tecnológico e de suporte técnico das instituições parceiras para implantação e gerenciamento de novos negócios;
  • Disponibilizar espaço físico, facilidades e serviços básicos de infra-estrutura às empresas incubadas mediante condições e obrigações estabelecidas em Contrato de Participação no Sistema Compartilhado de Incubação celebrado entre o empreendedor e a ITL.

Administração

A administração da Incubadora Tecnológica de Luzerna é realizada por uma Diretoria Administrativa e pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, este último que é o órgão de deliberação técnica e administrativa da Incubadora. O Conselho é composto pelas seguintes entidades:

  • Prefeitura Municipal de Luzerna
  • Associação Comercial e Industrial de Luzerna – ACIAL
  • Universidade do Oeste de Santa Catarina – UNOESC
  • Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI
  • Conselho Consultivo das Empresas Incubadas
  • Instituto Federal Catarinense – IFC

Missão

Estimular e apoiar a criação, o desenvolvimento e a consolidação de novos empreendimentos inovadores.

Visão

Ser o principal agente disseminador do empreendedorismo e inovação na região oeste catarinense, atingindo o patamar de referência estadual em tecnologia.

Valores

Inovação, comprometimento, transparência, proatividade e empreendedorismo.

Confira os documentos disponíveis para consulta abaixo: