Realizado Avaliações Auditivas em alunos e trabalhadores da Escola Municipal São Francisco.

A perda auditiva é muito mais comum do que se imagina, e gerada, dentre outros motivos, pelo processo natural de envelhecimento ou por constantes exposições a altos níveis de ruído.

Esta semana foram desenvolvidas atividades pela Fonoaudióloga Carla Andréa Madeira Ferraz com auxílio das Agentes Comunitárias de Saúde Adriana Ebert e Leticia Lamb, servidoras da Secretaria Municipal de Saúde de Luzerna de AVALIAÇÃO AUDITIVA.

Preocupados com a exposição diária dos agricultores a fatores que podem afetar a audição, uma das atividades foi desenvolvida na Noite de Saúde do Agricultor. Na oportunidade os agricultores que tinham procedimentos agendados foram abordados e realizaram a audiometria. Destes, 90% dos avaliados apresentaram alteração auditiva.

Levando em consideração a avaliação auditiva na faixa etária escolar a qual é necessária para a identificação e tratamento precoce das alterações auditivas, foram realizadas nos alunos e trabalhadores da Escola Municipal São Francisco 81 avaliações auditivas com crianças de diferentes faixas etárias. Constatou-se uso abusivo de fones de ouvido o que leva a perda auditiva e alguns problemas de audição que foram encaminhados para avaliação médica.