O Sebrae estará executando em parceria com o Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico de Luzerna o Planejamento do Ecossistema Local de Inovação de Luzerna.

Serão 3 meses de trabalho com 2 consultores credenciados do Sebrae em campo; Ricardo Klein e Aline Andres, como moderadores de 4 workshops ao longo dos meses de Julho à Setembro de 2022.

Para o primeiro workshop que será realizado dia 25/07 será definido os Setores Estratégicos (eixos estratégicos de desenvolvimento econômico) e validado o mapa de atores do Ecossistema de Inovação de Luzerna.

Num ecossistema local de inovação, o empreendimento (novo negócio) deve ser entendido como o elemento foco do ecossistema de inovação. O ecossistema existe para gerar empresas inovadoras. Assim o ecossistema deve prover ações para estimular o empreendedorismo, transformar ideias em produtos e serviços, gerar novas empresas, apoiar o crescimento dessa empresa e ajudá-la a ser competitiva. E para cada estágio de desenvolvimento do empreendimento deve existir um conjunto de ações para apoiá-lo.

O ecossistema de inovação deve apoiar os estágios de desenvolvimento de um empreendimento.

Os estágios de desenvolvimento iniciam na Descoberta, quando o potencial empreendedor tem uma ideia de negócio. No estágio seguinte: Problema-Solução, o empreendedor transforma a ideia em projeto, desenvolve o produto e monta a equipe. No terceiro estágio Solução-Mercado, o empreendedor transforma o projeto num empreendimento/startup. No quarto estágio, já temos uma startup em desenvolvimento que está buscando Escalar no mercado. Por fim, no último estágio temos uma empresa consolidada que esta buscando Diversificar.

Esta é a proposta deste programa …. ELI – Ecossistema Local de Inovação do Sebrae, com apoio metodológico da Fundação CERTI