Luzerna foi selecionada para pesquisa da alfabetização de crianças!

Nesta semana, o Ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, anunciou a realização de uma pesquisa nacional que permitirá compreender qual é o nível esperado de alfabetização de uma criança ao final do 2º ano do ensino fundamental.

O estudo escutará professores alfabetizadores para compreender os conhecimentos e as habilidades de uma criança alfabetizada, além de subsidiar, com parâmetros técnicos claros, o planejamento e a execução de uma política nacional de alfabetização.

Outro objetivo do Ministério da Educação (MEC) é entender como essa alfabetização ocorre em cada realidade e compatibilizar os padrões.

A pesquisa será realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia vinculada ao MEC, por meio de metodologia baseada na consulta de especialistas, durante o período de 15 a 23 de abril 2023, em cinco capitais, que reunirão representantes de 291 municípios.

A previsão é que os resultados da pesquisa sejam entregues em maio.

Em Santa Catarina, dez municípios foram selecionados para integrar o grupo de pesquisa, todos com bons resultados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). São eles: Arabutã, Blumenau, Garopaba, Iporã do Oeste, Irineópolis, Joinville, Luzerna, Paial, Palmeira e São João do Oeste.

Serão avaliadas as seguintes habilidades: domínio das convenções gráficas, conhecimento do alfabeto, decodificação de palavras e textos, fluência e rapidez na leitura, produção textual com autonomia, apropriação da língua portuguesa.

Na sequência, os resultados serão analisados junto a outras evidências derivadas dos testes de língua portuguesa do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) aplicados no 2º ano do ensino fundamental (parâmetros psicométricos dos itens, matriz e escala da avaliação), em painel de especialistas que indicarão a linha de corte nacional para a alfabetização na idade certa.