INICIAÇÃO TECNOLÓGICA – Parceria entre o IFC Campus Luzerna e a Prefeitura Municipal

No dia 08/06/2022 a equipe do laboratório IFMaker Luzerna recebeu um grupo de 12 alunos da Escola Municipal São Francisco, liderados pelo Prof. de Matemática Allan Mott, quando participaram de 2 oficinas de prototipagem, uma delas utilizando as Impressoras 3D, e outra utilizando o equipamento de Corte a Laser CNC, todos pertencentes ao laboratório, que pertence ao IFC Campus Luzerna e está situado dentro da Incubadora Tecnológica de Luzerna.

A visita foi parte integrante do Luzerna Maker Faire 2022, evento multidisciplinar de frequência anual, voltado a disseminar a Cultura Maker pelo meio Oeste Catarinense.

“Para nós do IFMaker Luzerna foi um grande privilégio receber alunos de um nível tão excelente. Os alunos da Escola São Francisco demonstraram não apenas uma incrível capacidade de aprendizado, mas também que estão preparados para enfrentar os níveis mais altos da vida acadêmica”, afirma o coordenador do IFMaker Luzerna, Prof. Illyushin Zaak Saraiva.

Além das oficinas, os alunos assistiram a uma aula sobre Cultura Maker proferida pelo Professor e Pesquisador Rodrigo Costa, doutorando do Programa de Pós Graduação em Educação Centífica da UFSC, convidado para o evento.

Para Rodrigo, o evento “cumpriu seu objetivo fundamental de atender as normas do Edital 35/2020 do MEC, disseminando os princípios da metodologia ‘Learning by Doing’ (aprender fazendo), e espera-se que a partir do segundo semestre possam estar semanalmente no Laboratório IFMaker, criando novas invenções e equipamentos inovadores, em conjunto com os professores da Escola São Francisco”.

Dentre as funções do IFMaker Luzerna, destaca-se o atendimento à Escola Municipal São Francisco. Segundo o Professor Eduardo Butzen, Diretor do Campus Luzerna, “esse compromisso foi assumido por nós desde as primeiras tratativas para instalação do Laboratório, quando a Prefeitura de Luzerna concordou em ceder o espaço para nosso IFMaker. Estaremos sempre buscando aperfeiçoar e intensificar nossa parceria, já que a razão principal de existir do Laboratório é justamente o estudante da Educação Básica” , afirma Butzen.

A Escola Municipal São Francisco já criou um grupo de Professores que serão treinados para acompanhar os alunos em todas as atividades no segundo semestre desse ano.