Centro de Eventos São João Batista

Histórico
            A congregação Franciscana chegou a Luzerna em 1923, quando os primeiros padres adquiriram um terreno atrás da atual igreja e lá construíram o antigo seminário.
            Em dezembro de 1941, o mesmo foi inaugurado e permaneceu até 1961. Ainda no ano de 1957, devido a falta de espaço para os seminaristas e pelo desgaste do prédio construído, decidiu-se ampliar e para isso, um grande terreno foi adquirido. As obras para a construção foram iniciadas em 1959, pelos Freis Franciscanos Egberto, Custódio da Província, Frei Tadeu e Frei Sergio Hillesheim e sua inauguração ocorreu em 1962, com 161 seminaristas e 12 frades.
            Na década de 80, devido a mudança da política provincial, o seminário foi fechado e os alunos que aqui estavam foram transferidos para outras localidades.
            Passados 42 anos o seminário e toda a estrutura passa a ser do Município de Luzerna e com ele, a história de mais de 2.126 seminaristas e centenas de freis e padres que por Luzerna passaram.
            Após 08 meses de negociação, o ex-prefeito Norival Fiorin e a atual Prefeita, Maria Carlesso Doré adquiriram o imóvel através da Lei nº 551/04, de 25 de novembro de 2004, para uso da prefeitura. O terreno possui mais de 550 mil m2 e área construída ultrapassa os 8 mil m2.
            As atividades no local foram iniciadas no dia 14 de fevereiro de 2005, com turmas do ensino fundamental de 5ª a 8ª séries.
            Hoje, o Centro de Eventos São João Batista possui quadras para esportes, biblioteca pública, museu etimológico, auditórios para eventos, refeitório, alojamentos, escola profissional feminina, trilhas ecológicas, gruta, capela, salas para reuniões, dentre muitos outros espaços.
           

Galeria de Fotos




Previsão do tempo




Prefeitura Municipal de Luzerna.